A diabetes afeta várias partes do corpo. Nos olhos, a doença pode causar a Retinopatia Diabética e o Edema Macular Diabético, manifestações estas que podem até levar a cegueira.
Infelizmente, nos estágios iniciais da retinopatia diabética existem poucos ou nenhum sintoma, por isso recomenda-se que todas as pessoas com diabetes consultem um oftalmologista pelo menos uma vez por ano. A retinopatia diabética pode ser diagnosticada através de um exame oftalmológico abrangente que inclui a história clínica do paciente, bem como testes que avaliam a saúde da retina.
No mês do novembro, muitos municípios brasileiros realizam uma campanha de prevenção dessas manifestações com o apoio da Sociedade Brasileira de Retina e Vítreo. Em nosso estado, a campanha ocorreu no dia 10 de novembro, no hospital São Julião em Campo Grande-MS, onde 250 pacientes diabéticos foram atendidos. Encerrado o atendimento, a equipe médica responsável pela ação de saúde concluiu que quase metade dos assistidos corriam risco de perder a visão, caso não houvesse tratamento adequado e imediato. Felizmente, a maior parte dos tratamentos foi realizada nesse mesmo dia!