Um estudo recente mostrou que a maioria dos usuários de lentes de contato admite que, pelo menos uma vez, apresentou-se em situação de risco de infecção ocular por mau uso das lentes de contato. Embora as lentes de contato forneçam correção de visão segura e eficaz para milhares de brasileiros, os usuários de lentes de contato têm risco de desenvolver infecções se não limparem, desinfetarem e armazenarem suas lentes de contato corretamente. Boa higiene, cuidados adequados com lentes de contato e acompanhamento com o seu oftalmologista são essenciais para manter os olhos saudáveis.
As diretrizes para um uso saudável das lentes de contato incluem:
1- Lavar suas mãos com sabão e água: Seque-as bem com um pano limpo antes de tocar nas lentes de contato.
2- Não dormir com suas lentes de contato, a menos que seja prescrito pelo oftalmologista.
3- Não molhar as lentes de contato com água: Evitar tomar banho usando lentes de contato e removê-las antes de entrar em uma banheira de hidromassagem ou piscina.
4- Usar apenas solução nova de desinfecção de lentes de contato – nunca misturar uma solução nova com uma solução antiga ou usada.
5- Substitua seu estojo de lentes de contato pelo menos uma vez a cada três meses.
6- Esfregue e enxague seu estojo de lentes de contato com solução de lentes de contato (nunca água). Esvazie e seque-o com um lenço de papel limpo. Guarde o estojo de cabeça para baixo e com as tampas após cada uso.
7- Dê um descanso aos seus olhos. A córnea, o tecido transparente que cobre cada olho, é parcialmente privada de oxigênio se coberta por uma lente de contato durante todo o dia.
8- As lentes de contato, quando desgastadas, podem inflamar os olhos e aglomerar depósitos de gordura na córnea, o que pode atrapalhar a visão. O excesso de uso de lente de contato também pode aumentar o risco de infecção.
9- Desinfetar a noite antes do desgaste planejado, se você usar lentes de contato esporadicamente. As soluções desinfetantes perdem sua eficácia ao longo do tempo, levando ao crescimento desenfreado de microrganismos, como bactérias, na na lente.
10- As lentes coloridas devem ser prescritas e adaptadas por um médico oftalmologista. Lentes de contato coloridas e com desenhos não são bijuterias. Eles exigem uma prescrição, assim como as lentes de contato regulares. Além disso, deve-se seguir as mesmas regras de higiene que as lentes de contato regulares.