O que é catarata?
O olho possui um sistema de lentes muito eficiente que permite a focalização de imagens na retina. Situações como o envelhecimento, infecções, inflamações, traumas ou doenças congênitas podem causar a perda da transparência da lente natural localizada dentro do olho, também conhecida como Cristalino. A essa condição, chamamos de Catarata.
Quais são os sintomas da catarata?
Os principais sintomas da catarata são: sensação de embaçamento, mudanças frequentes no grau dos óculos, maior sensibilidade à luz, aumento da intensidade de reflexos comumente perceptíveis em farol de carros ou outras fontes de luz e percepção de que as cores em geral estão desbotadas.
Como é feito o diagnóstico da catarata?
O médico oftalmologista é o profissional capacitado para fazer o diagnóstico da catarata, solicitar os exames necessários para a confirmação da doença e escolher a melhor técnica para o tratamento desta condição.
Como prevenir o desenvolvimento da catarata?
Não há como evitar a predisposição genética e nem o envelhecimento do cristalino. Porém, algumas medidas preventivas podem ser realizadas visando reduzir alguns dos fatores de risco para o desenvolvimento da catarata.
1 – Proteja os olhos do sol utilizando óculos de sol e chapéu ao sair de casa, dando preferência para óculos polarizados que reduzem o esforço da visão do brilho. Procure também modelos com proteção contra radiação UVA e UVB.
2 – Evite fumar.
3 – Evite o uso de corticosteróides sem prescrição médica.
4 – Evite a automedicação.
5 – Controle bem doenças sistêmicas, como reumatismo e diabetes mellitus.
Como é feito o tratamento da catarata?
O único tratamento comprovadamente eficaz para a catarata é a cirurgia. Hoje a cirurgia de remoção da catarata se dá por meio de uma técnica chamada de facoelmulsificação ou cirurgia de catarata de pequena incisão.
Através de uma incisão de cerca de dois milímetros na porção periférica da córnea, a catarata é rapidamente emulsificada (fragmentada) em pequenos pedaços e aspirada por um aparelho chamado de facoemulsificador e a lente intraocular é dobrável. A incisão de pequeno tamanho, geralmente, dispensa a utilização de suturas. Ao final da cirurgia é implantada uma lente dentro do olho (lente intraocular). Resumidamente, dois tipos de lentes podem ser implantadas nessa cirurgia: (1) Monofocal e (2) Multifocal, esta última tem por objetivo tornar o indíviduo independente do uso de óculos para todas as situações do cotidiano.
Quanto tempo é possível esperar para realizar a cirurgia de catarata?
A recomendação para o tratamento da catarata não está relacionada à idade do paciente e sim ao seu comprometimento visual. Qualquer portador de catarata deve ser submetido a cirurgia desde que tenha sua capacidade ocular prejudicada pela doença e apresente-se em boas condições gerais para o procedimento cirúrgico
A cirugia de catarata oferece riscos?
Trata-se de um procedimento microscópico muito seguro, porém, como qualquer procedimento cirúrgico, não é isento de riscos. A tecnologia atual e a experiência do cirurgião reduzem significamente esse risco. A saúde geral e ocular do paciente, bem como sua história familiar, são fatores que também podem influenciar diretamente a recuperação do paciente. Além disso, é fundamental que o paciente siga as orientações pré e pós operatórias de seu oftalmologista para reduzir os riscos.