O que é o Glaucoma:
O glaucoma faz parte de um grupo de doenças oculares que provocam danos irreparáveis no nervo óptico. Este, por sua vez, é o nervo que carrega as informações visuais recebidas pelo olho até o cérebro. O principal fator de risco para a sua manifestação é o aumento da pressão interna do olho (hipertensão ocular). Paciente míopes, diabéticos e hipertensos têm maiores riscos de desenvolver a doença.
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o glaucoma é a segunda maior causa de cegueira no mundo, ficando atrás apenas da catarata. Estima-se que a prevalência da doença no mundo é de aproximadamente 1 a 2%; já no Brasil, a estimativa é de que 900 mil pessoas são portadoras da doença.
O Glaucoma tem cura?
O glaucoma não tem cura, porém tem tratamento. A lesão instalada é irreversível e, por isso, a melhor forma de lidar com a doença é tratá-la precocemente. Quando diagnosticado a tempo e sendo bem controlado, o glaucoma não deixa sequelas que impeçam uma pessoa de ter sua vida normal.
Quais são os tratamentos existentes para o glaucoma?
Existem diversos tipos de tratamento para evitar a perda da visão e também para preservar a qualidade de vida do paciente. Por isso, o tratamento deverá ser individualizado, considerando os seguintes fatores:
- Gravidade do glaucoma;
- Idade do paciente;
- Histórico familiar;
- Tipo de Glaucoma (Sim, existem vários tipos de glaucoma: crônico, agudo, causado por outras doenças oculares e congênito).
O tratamento inicial do Glaucoma é realizado através do uso contínuo de colírios antihipertensivos. Quando o tratamento com colírios não surte efeito, é possível recorrer a procedimentos com laser, que tem evoluído muito nos últimos anos, oferecendo menos riscos e maior eficácia para drenar o liquido intraocular (humor aquoso) e reduzir a pressão intraocular. Se ainda assim houver dificuldade em manter a pressão intraocular reduzida, uma nova técnica cirúrgica minimamente invasiva, que consiste no implante de pequenos tubos no globo ocular para a drenagem dos líquidos e causa menor agressão aos olhos pode ser realizada.