Em 1998, o jornal A Notícia publicou uma matéria contando sobre o novo Instituto dos Olhos de Três Lagoas, e como iria funcionar, este Instituto inaugurado em 1975 é até hoje a IOTL. Confira a matéria completa:
“Dr. Marco Antonio Bonini, conceituado médico oftalmologista, atua em Três Lagoas desde fevereiro de 75.
Durante todos esses anos tem primado pelo trabalho eficiente pautado da busca pelo aperfeiçoamento e modernização de suas técnicas profissionais.
Um dos investimentos comprobatórios desse êxito é o Instituto de Olhos, projeto resultado de mais de 23 anos de trabalho e que há dois anos de trabalho vem sendo desenvolvido em Três Lagoas.
Brevemente, entre três ou quatro meses, será inaugurado e estará em pleno funcionamento, dando melhor atendimento aos pacientes.
A estrutura física é de 700m² e compreende de sala de consultas, sala de exames complementares, centro cirúrgico e apartamentos, visando a melhor comodidade dos usuários.
Neste centro medico, serão realizadas cirurgias oftalmológicas, tais como: catarata, transplante de córneas, glaucoma (atualmente feitas no Hospital Remo Massi), além de todo atendimento especializado, exames pré-operatórios para saber se a pessoa pode ou não ser submetida à cirurgia.
As únicas intervenções cirúrgicas que não poderão ser feitas são as refrativas, as quais continuarão sendo realizadas em São José do Rio Preto (SP), onde o Dr. Bonini é membro de uma associação médica.
Esse tipo de atendimento é dado aos sábados, quinzenal ou mensalmente dependendo da necessidade.
Com a realização dos transplantes aqui, será mantido o Banco de Olhos, oportunidade em que destacou a importância da doação dos órgãos, especialmente das córneas.
Segundo Dr. Bonini, de 10 a 12 pessoas estão na fila à espera de doação e, que a conscientização das famílias para esse índice poderá contribuir para maior número de doadores.
Com o funcionamento do Instituto, outros oftalmologistas serão convidados a fazerem parte de sua equipe, vista que sua agenda prevê consultas para 60 dias.
Com auxilio de colegas poderá propiciar atendimento mais rápido e assistir a maior numero de pessoas.”