Como as crianças passam cada vez mais tempo em frente às telas, existe uma preocupação crescente sobre possíveis danos à visão. Os médicos oftalmologistas vêm observando um aumento significativo de sintomas de olho seco e cansaço visual em crianças devido ao excesso de tempo de tela (computador, tablet, TV, celular). Será que essa fadiga ocular digital causa danos permanentes? O seu filho deveria usar alguma proteção (óculos, por ex.) para se proteger?
É fato que existe uma epidemia mundial de miopia. Claramente, algo está acontecendo, mas os cientistas não conseguem ainda concordar em exatamente o quê. Um novo estudo publicado pela revista da Academia Americana de Oftalmologia, mostrou fortes evidências de que pelo menos parte do aumento mundial da miopia tem relação com atividades que exigem o uso da visão para perto e meia distância; não apenas telas, mas também leitura de materiais impressos, como livros. E que passar tempo ao ar livre – especialmente na primeira infância – pode retardar a progressão da miopia.
Ainda não está claro se o aumento da miopia se deve ao maior tempo de uso de celulares ou à luz exposta pelas telas, que pode afetar o nosso ciclo biológico de sono e vigília e influenciar no crescimento dos olhos, ou ainda, se esse aumento não se deve a nenhum dos dois. Isso também não significa que crianças e/ou adultos devem passar a usar óculos específicos na frente do computador e também não significa que a luz azul proveniente das telas dos computadores danifiquem os olhos.
Até o momento, o que podemos afirmar é que todos precisam fazer pausas mais frequentes. Isso ocorre porque não piscamos com tanta frequência quando usamos computadores e outros dispositivos digitais. Leitura prolongada, escrita ou outro trabalho intensivo à uma distância próxima também pode causar fadiga ocular. Recomenda-se fazer uma pausa de 20 segundos no trabalho entre cada 20 minutos.
Seguem algumas dicas para reduzir a fadiga visual:
1- Defina um tempo uso do dispositivo através de aplicativos do próprio celular/tablet/ computador;
2- Alterne a leitura de um e-book com um livro real e, a cada dois capítulos, incentive as crianças a olhar para outras distâncias, como para cima ou para fora da janela
3- Depois de completar um nível em um jogo de videogame, distraia-se em outro ambiente por alguns minutos, nem que seja olhar pela janela.
4- Marque antecipadamente páginas dos livros com um clipe de papel para se lembrar de fazer intervalos entre alguns capítulos. Em um e-book, use a função “bookmark” para o mesmo efeito.
5- Ajuste o brilho e o contraste da tela do seu computador para que fique confortável para você.
6- Use uma boa postura ao usar um computador e ao ler.
7- Incentive o seu filho a manter a mídia digital mais distante, 40 cm é o ideal.
8- Distraia seu filho com outras atividades: Incentive seu filho a fazer atividades físicas e participe com ele. Jogue jogos de tabuleiro também.
9- Lembre-os de piscar ao assistir a uma tela.